SEM ADITIVOS

Em Janeiro de 2013 foi-me diagnosticada Sarcoidose Pulmonar... nunca tinha ouvido falar... excepto no Dr. House... o que não era bom.
Tratamento? Cortisona durante 12 meses. Andava há anos a trabalhar para ficar em forma e agora ia inchar como um peixe balão.
Decidi que o "bicho" não era mais teimoso que eu. Ia fazer frente à doença e ao tratamento. Ao mesmo tempo, só porque que me diziam que era difícil, ia tentar ficar em forma e (para facilitar) a treinar em casa, sem ginásios e mensalidades...  e não é que resultou!!!
Quando amigos e familiares me começaram a fazer perguntas e a pedir conselhos, alguém me disse "devias escrever um blog". Cá estamos então.
Bem vindos ao Sem Aditivos, o meu objectivo é tentar partilhar a minha experiência e ajudar não só quem sofre de doenças auto-imunes, como quem simplesmente quer ser mais saudável e activo. Se quiserem saber mais sobre mim em particular, cliquem neste link (é onde estão aquelas fotos do antes e depois que toda a gente gosta muito de ver).
Mas bom... vamos lá a coisas sérias... só um bocadinho. A Sarcoidose é uma doença auto-imune bastante rara que pode atacar diversos órgãos do corpo humano sendo o mais comum os pulmões. Promove o aparecimento de granulomas que poderão crescer e migrar para outros órgãos provocando inúmeros problemas a longo prazo. Não existe ainda uma explicação concreta para o seu aparecimento e pode em muitos casos não revelar sintomas. 
No meu caso foram quase inexistentes. Depois de um raio-x de rotina em Novembro surgiu a suspeita, vários TAC's e uma biopsia deram a confirmação. Siga a cortisona.
Os efeitos secundários são vários e conhecidos. Considerável aumento de peso, quebras no sistema imunitário, queda de cabelo, depressão, dores de cabeça, diabetes, osteoporose, etc. 
De inicio comecei com 40mg de prednisolona (cortisona) e ácido alendrónico para prevenção da osteoporose (com tantos ou mais efeitos secundários). Para quem não tinha sintomas ia ficar doente da cura!!!

Comecei a terapia em Fevereiro de 2013 e a recuperação da doença tem sido normal e progressiva, mas principalmente não sofri de quaisquer efeitos secundários dignos de registo. Neste momento estou com 10 meses de tratamento e já com uma dose de 5mg.
Aos 31 anos sinto-me melhor que nunca, comprovado pelas analises que têm registado valores absolutamente normais (senão melhores)!
Tudo graças à alimentação e ao exercício físico. Aderi à Paleo-Diet (quase), treino exclusivamente em casa e encaro isto como um estilo de vida que pretendo continuar muito para além do tratamento.
Como bónus as alergias respiratórias que me obrigavam a tomar um anti-histamínico diário regrediram e encontram-se bastante adormecidas.

Sorte!!! Sorte não tem nada a ver com o caso. Antes de sequer sonhar com Sarcoidose, através de conselhos de um amigo, o Alexandre Azevedo da Nutriscience (publicidade a quem a merece), tinha perdido cerca de 8kg num regime parecido. Encontrava-me satisfeito com o meu progresso e cada vez mais interessado na área. Quando os médicos me falaram na inevitabilidade do meu destino marquei uma consulta com o Alexandre. Com o tempo fui lendo sobre o assunto, testando e alterando por mim 
próprio, et voilá!!!

Não pretendo sobrepor-me a qualquer profissional ou especialista de saúde e reforço o meu estatuto de amador. Aconselho a consulta dos mesmos, até porque foi exactamente o que eu fiz. Este Diário é baseado na minha experiência pessoal, naquilo que resultou comigo e com as pessoas que me acompanharam a treinar, comer e viver sem aditivos.











PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.