EXERCÍCIO

Desde 2012 que treino em casa. Comprei algum equipamento básico (nada que 2 ou 3 mensalidades de ginásio não cubram) e comecei na minha "marquise" a dar show aos vizinhos com treinos HITT (High Intensity Interval Training) de 15 minutos díarios apenas. Os resultados foram muito superiores ao que alcancei em qualquer ginásio.
Com o diagnóstico os médicos proibiram-me o exercício cardiovascular intenso. Adeus HITT.
Optei por criar os meus próprios treinos. Simples, curtos, com pouco ou nenhum equipamento. Para meu espanto foram altamente eficazes!!!
Atenção, isto não é para ficar "bicho", eu não fiquei enorme, é para ficar em forma, com boa definição, mas de maneira a que vestidinhos passemos por pessoas normais. Garanto-vos no entanto que os ganhos de força são consideráveis.
Tenciono colocar alguns treinos que vou fazendo no dia a dia, mas especialmente, para ajudar quem estiver a começar, elaborei um Treino de Iniciados baseado no que comecei a fazer no inicio do tratamento. Toca experimentar aqui... não custa nada!!!



Depois de entrar e sair de inúmeros ginásios, horas de cardio, treinos de hipertrofia e aulas de grupo (onde percebi que não há lugar para dois pés esquerdos como os meus), fiquei cansado de não obter os resultados que procurava.
Esbarrei com o Protocolo de Tabata. Criado pelo Professor Izumi Tabata defende que esforços de alta intensidade em curtos espaços de tempo e com pouco descanso entre eles são mais eficazes no condicionamento físico do que longas sessões de cardio comum. 
Experimentei... 4 minutos e tinha o pulmão pendurado no canto da boca. Fiquei viciado.
Esta situação coincidiu com a saída de um treinador de um dos ginásios que tinha frequentado, o Ricardo Andrade que ia abrir um espaço próprio. 
No decurso de quase um ano  fiz Personal Training (PT) com o objectivo de alcançar autonomia suficiente para treinar em casa e fiquei a dominar com correcção grande parte das posturas base e a conhecer uma maior variedade de exercícios. Foi o dinheiro mais bem gasto "em ginásio" de todo o meu percurso. 
No inicio de 2012 comprei algum equipamento base no qual não gastei mais de 150 euros, e comecei a dar pulos na "marquise". Comecei com treinos de HITT retirados da net, cerca de 15 minutos por dia. 
Em Janeiro, quando comecei, pesava 80kg. Fazia exclusivamente estes treinos 3 a 4 vezes por semana e iniciei as primeiras experiências na Paleo e na Slow Carb Diet. No inicio de Agosto pesava 72kg. Perdi 8kg em 8 meses e ganhei uma definição muscular razoável. 

Depois do diagnóstico ficou mais complicado. No final de Setembro de 2012, fui aconselhado a não fazer esforços, ganhei 2Kg e perdi massa muscular. Só em Fevereiro me foi autorizado voltar a treinar... desde que fosse apenas caminhar... genial!!! 
Entra mais uma vez o Alexandre, o amigo nutricionista (ver Sem Aditivos), aconselha-me a fazer treinos de força com baixo ritmo cardíaco para proteger o coração, aumentar a densidade óssea e subsequentemente prevenir a osteoporose. Decidi criá-los eu próprio, em casa mais uma vez. 
Comecei com algo muito simples e fui adaptando, mudando os exercícios e subindo as cargas, sempre com a mesma filosofia,  treinos de 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana. 
Comecei em Fevereiro de 2013 com 74kg e à data deste texto, Outubro de 2013 engordei 1kg... mas visto 2 números abaixo nas calças... a tomar cortisona!

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.