14/12/13

E PARA FINALIZAR... OS MESOMORFOS


Para encerrar o ciclo do "Que tipo de corpo é o meu?" falamos hoje dos Mesomorfos. Ficaram para ultimo não porque são uns sacanas sortudos mas simplesmente porque o que precisam para ficar “bem” ou “óptimos” é uma mistura das dicas dos outros. Vamos lá então…


Se ainda não leram vejam os posts anteriores aqui, aqui e aqui.

Os mesomorfos, tal como já tinha explicado antes, são aquela malta que à primeira vista parece estar sempre bem. Com roupinha toda a gente vem com a conversa do “Ah mas tu estás óptimo/a, não precisas nada de dieta”… Pois, no Verão a gente conversa.
O que acontece é que quem tem este tipo de corpo também não tem a vida facilitada. Eu pessoalmente sou um mesomorfo com uma ligeira tendência para endomorfo e da minha experiência (e de outras pessoas com este tipo de corpo, incluindo a minha namorada) o que acontece é que fomos quase todos relativamente magros até à adolescência, comíamos mais ou menos o que queríamos e andávamos sempre bem!!! De repente uma de duas coisas aconteceram… a Faculdade ou o mercado de trabalho… “ooooh lá!!! Um pneuzinho? Que é isto?”. Pois é, o corpo prega-nos destas rasteiras.
O primeiro problema dos mesomorfos é que estão habituados a uma certa facilidade em perder peso e por isso têm tendência a abusar sem remorsos. Acontece que há um ponto em que deixa de ser assim tão fácil.
O segundo é que têm muito mais dificuldade em ficar motivados porque os resultados são menos aparentes. Um endomorfo já com uma certa “dimensão” vê resultados relativamente rápido e fica motivado e com vontade de continuar, já um meso vai estagnar várias vezes e por bastante tempo.

Daí eu que eu vos diga para confiarem no processo e não desistirem. Sou sincero, passei meses sem ver qualquer tipo de evolução, no entanto, quase de um dia para o outro, vi diferenças óbvias. Porquê? Porque foram 10 meses a confiar no processo e a não desistir. Acreditem que perceber pela primeira vez na minha vida que tinha abdominais me soube melhor que 100 tostas mistas (que só por acaso era o meu pequeno-almoço de eleição). Mas já estamos a entrar no campo da motivação e isso fica para outras núpcias!

Ora bem, tal como nos outros vamos lá exemplos famosos. Bruce Willis e Jennifer Lawrence. Lá está, umas vezes parecem magros, outras vezes mais cheios, de vez em quando musculados, mas quase sempre na mesma.

Quanto às Dicas… em boa verdade é muito simples:

Ficar “Bem”: Seguir o plano e comer dentro das regras cerca de 80% das vezes. Aos fins de semana estão à vontade e mesmo durante a semana, se fizerem um disparate ou outro ninguém morre. Exercício só se quiserem ou gostarem, não é imperativo para que fiquem bem (embora eu obviamente aconselhe sempre).

Ficar “Óptimo”: Aqui é basicamente seguir as dicas dos endomorfos se o objectivo for emagrecer e dos ectomorfos se for ganhar músculo, tão simples quanto isto! Se quiserem ficar médios mas musculados (tipo Daniel Craig nos dois últimos Bonds, no primeiro estava um animal) basta juntar um pouco de ambos! O que importa é ser fiel às regras a 90% e fazer exercício regular, qualquer coisa como 1 ou 2 treinos intervalados e 2 ou 3 treinos de força por semana. Aqui as senhoras vão ter de avaliar os seus objectivos também, já que os mesomorfos femininos têm bastante facilidade em ganhar definição muscular. Será uma questão de afinação.

E assim terminamos este tema, espero ter ajudado e já sabem… qualquer dúvida é só perguntar!!! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia,

Comecei a ler o vosso blog há uns dias e estou a ADORAR.

Já aprendi MUITO nas visitas que aqui fiz (hoje, por exemplo, descobri que sou "uma mesomorfa" - raça pura, pedigree e tudo :-P ).

Descreveram-me na perfeição! Vou-me a rir no comboio à conta disto.

Estou a aprender a seguir este estilo de vida e têm sido uma excelente ajuda. Isto sim é serviço público.

Bem, passei apenas para vos agradecer, felicitar pelo vosso trabalho (destaco a escrita simples e bem humorada) e aproveitei este post para me estrear :-)

Ah, parabéns pelo bebé e muitas felicidades para toda a família!

Beijinho,

Isabel

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.